quinta-feira, 17 de julho de 2008

Chess para PalmOs

Cada vez se torna mais difícil encontrar aplicativos para PalmOs depois que a PalmOne abandonou seu sistema operacional, de qualquer maneira, ainda existem aplicativos totalmente funcionais até para a versão mais recente do sistema. Hoje espero sugerir 2 (baseados basicamente no mesmo código: gnuchess2).

Minhas primeira sugestão é o Feringa
Esse programa, apesar de interface super simples, tem um visual bonito e bem polido. Achei o engine não é muito forte (se comparado com as opções da segunda sugestão), mas é claro que isso vai depender muito do processador do seu dispositivo e tempo disponibilizado para o computadorzinho efetuar os lances. Sinceramente em alguns aspectos prefiro essa opção.

O segundo é o OpenChess
Esse programa é bem completo; possui treinador de aberturas com classificação ECO, tradução para diversos idiomas, software (for linux) para criar a sua própria base de dados de estudo, diferentes peças (com opção de criar novas à partir de fontes e um procedimento um pouquinho complexo que prefiro não comentar aqui) e os engines "Internal" (que é desenvolvido pelo autor do programa, "Togall v1.1a", "Scorpio 16", "Phalanx", "Gnuchess 2", "GambitFruit4bx" e "Fruit 21".

E alguém conhecer algum outro software para palm free como os citados acima, ou com preço bem baratinho, por favor postem comentários.

Nenhum comentário: