quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

IXC portátil - Uma opção para pen drive funcional em outros SO


O IXC (Internet Xadrez Clube) lançou recentemente uma versão alternativa ao tradicional cliente, denominado IXC portátil. Como o próprio diz, esse é um programa preparado para ser executado direto de uma memória flash, um pen drive ou até mesmo de qualquer pasta de seu computador, sem a necessidade de instalação no sistema.
Esse novo programa, ainda na versão beta, além da conveniencia permite a fácil execução em outros sistemas operacionais (não windows) como Linux, MacOs, FreeBSD entre outros.
Hoje tentarei ilustrar a facilidade de uso no sistema operacional Linux e MacOs. O programa utilizado para criar a camada de emulação será o wine. No Mac uma outra opção possível é o Crossover (pago).

No Linux:

Instale o pacote wine manualmente ou através do gerenciador de pacotes da sua distribuição. Para os usuários linux baseados no Debian um simples

#apt-get install wine

como administrador já é o suficiente para instalar o programa e todas as duas dependências.

No Mac:

Existem várias opções, mas é recomendado o uso do gerenciador de pacotes fink (sendo o macports uma segunda alternativa igualmente interessante). Para instalar

#fink install wine

-
Para baixar (link direto) o pacote basta uma visita no site do IXC (na data desta publicação o link para download aparecia na página principal) e então executar o comando:

$wine /ixcportatil.exe

Claro que por estar rodando sobre uma camada de emulação o programa pode ficar com um pequeno atraso em alguns computadores, por isso não recomendo a opção descrita aqui para partidas de 1 ou 2 minutos, entretanto para os outros rítmos a jogabilidade é boa.

Agora é só se divertir! Para mostra os resultados segue abaixo algumas imagens da tela nos diferentes sistemas operacionais.

LINUX

MacOs



2 comentários:

Byechess disse...

Parabéns pela iniciativa e por propiciar o uso do nosso IXC para demais plataformas, isso amplia os horizontes enxadrísticos.
O IXC merece nosso apoio pois apesar de não ser o melhor servidor do mundo, é o único que investe no nosso Xadrez (o Brasileiro) pois apoia torneios e eventos nossos. Coisa que estes sites estrangeiros jamais farão por nós... E isso deve ser levado em consideração.
Valeram a dicas.

Byechess disse...

Parabéns pela iniciativa e por propiciar o uso do IXC para demais plataformas, isso amplia os horizontes enxadrísticos.
O IXC merece nosso apoio pois apesar de não ser o melhor servidor do mundo, é o único que investe no nosso Xadrez (o Brasileiro) pois apoia torneios e eventos nossos. Coisa que estres sites estrangeiros jamais farão por nós. E isso deve ser levado em consideração.
Valeram a dicas.