sábado, 4 de julho de 2009

IXC - Um servidor simples e acessível para brasileiros

Desde algumas semanas sou parte do IXC (Internet Xadrez Clube - http://www.ixc.com.br), um clube de xadrez totalmente brasileiro e voltado para brasileiros (como já diz o próprio título tirado do site: "Bem-vindo ao IXC, o melhor lugar para Brasileiros jogarem Xadrez pela internet." Depois de algumas semanas, acredito estar apto para uma apreciação sobre o servidor.

À principio o que mais me chamou a atenção no servidor é o baixo valor da anuidade, que na data corrente é de R$25,00. IXC é um servidor pago sim, porém existe uma sala de amistosos onde as partidas não valem pontos e portanto qualquer um (membros ou não) podem jogar. Mesmo sendo um servidor pago, o serviço apresenta propagandas para convidados e assóciados, sendo que para os últimos o tamanho do "banner" é menor. Para os interessados, o servidor oferece uma semana grátis como amostra, no qual garantem que todos os recursos estão disponíveis (talvez eu não tenha utilizado adequadamente esse tempo, por isso não consegui utilizar todos os serviços de sócios). O que é negativo na minha opinião diz respeito as formas de pagamento; o site utiliza o serviço pague seguro do UOL, que só é permitido para residentes no Brasil, ou seja, se você não tiver um cep e endereço (e mais algumas informações pessoais) nem pagamento com o cartão de crédito é permitido. Um resposta a meu e-mail por parte da UOL diz que o serviço é exclusivo para brasileiros residentes no Brasil (o que na minha opinião exclui brasileiros em algumas condições especiais).
Outra característica que me chama a atenção é o controle contra motores de xadrez, ou seja, se na sala de desafios você alternar muitas vezes a janela do programa com a de algum outro programa o oponente recebe uma mensagem à respeito de tal alternancia, e portanto, tem o direito de solicitar a vitória.
O cliente assim como o servidor é bem limitado, por isso não espere a quantidade de recursos disponíveis no ICC ou FICS tal qual envio de partidas por e-mail (no entanto existe a opção de armazenar os jogos na biblioteca local para sócios), programas de treinamento de posições, serviço de retransmissão de eventos, aulas, variantes de xadrez, elo (pontuação) separada pelas modalidades bullet, blitz ou standard, entre outras. O cliente é disponível para o sistema operacional windows, apesar de rodar via wine no linux, freebsd e MacOs (através do crossover), no entanto em meus testes, a emulação em tais sistemas não windows deixa o programa lento, o que deixa a opção desinteressante para partidas rápidas (bullet).
A grande vantagem é o baixíssimo tempo para encontrar um oponente. Alguns podem achar interessante, por isso vale comentar que o sistema não permite "pre-move" ou seja, um movimento efetuado pelo jogador que fica em espera, ganhando tempo no relógio.

Recomendo esse servidor pelo preço e para quem gosta de xadrez puro e servidores simples.

3 comentários:

Byechess disse...

Ola Leandro, parabéns pelo blog.
Gostaria de esclarecer alguns pontos no seu tópico do IXC com a intenção de corrigir algumas coisas e para
que o pessoal tenha informações mais precisas sobre este servidor. Sou sócios há varios anos e me sinto em condições de
opinar a respeito com mais propriedade. Com o intuito apenas de colaborar.

Para cada trecho seu (colocarei entre aspas) um esclarecimento logo a seguir.
O IXC é voltado apenas para o Mercado Brasileiro (por enquanto) e isso deve ser levado em consideração antes de compararmos
com os gigantes estrangeiros.
No meu ponto de vista essa 'exclusividade' para o mercado nacional é bom para nós, mesmo que isso não traga tantos benefícios para o IXC
pois se fosse voltado para o mundo, o IXC estaria em outra situação, tanto técnica quanto economica.
O sistema pode ser simples, mas é eficiente e dá conta do recado para 99% dos praticantes desta nobre arte. Talvez não sirva para GM's e para elite do Xadrez mas serve para todo o resto.
Como o objetivo do IXC é levar o Xadrez para todos, está cumprindo plenamente seus objetivos e estão de parabéns.


Bom, vamos aos itens:
" Mesmo sendo um servidor pago, o serviço apresenta propagandas para convidados e assóciados"

O IXC possui atualmente 3 salas:
Sala de convidados - Gratuita, sem limitações de partida e com banners (claro pois o Gratis sempre tem seu preço. Seja qual for o site.)
Sala dos Desafios - Usado por associados, possui diversos beneficios e opções a mais e NÃO TEM BANNERS.
Sala de Torneios - Usado por associados, possui diversos beneficios, não tem banners e é onde ocorrem os Torneios premiados
(sim, um circuito mensal com 2 torneios semanais, ao final do mês os 3 primeiros ganham premios)

"O que é negativo na minha opinião diz respeito as formas de pagamento; o site utiliza o serviço pague seguro do UOL,
que só é permitido para residentes no Brasil, ou seja, se você não tiver um cep e endereço (e mais algumas informações pessoais)
nem pagamento com o cartão de crédito é permitido"

Existem várias formas de pagamento pelo pagseguro (boleto, doc eletronico, e recentemente CARTÃO DE CRÉDITO) além disso você pode fazer pagamento
em qualquer loterica e agencias da Caixa. Já o Pagamento do exterior é feito por Vale postal dos correios, para estes casos basta mandar um email
conforme consta no link http://www.ixc.com.br/valores.php

Bom, e se você não tiver Endereço ou CEP? (ou seja, for um joão ninguém no Brasil) mesmo assim basta depositar a anuidade em qualquer loterica ou agencia da Caixa Federal e comunicar o pagamento por email.
As instruções de deposito vem sempre no email que mandam junto com a senha.

"O cliente assim como o servidor é bem limitado, por isso não espere a quantidade de recursos disponíveis no ICC ou FICS tal qual envio de partidas por e-mail (no entanto existe a opção de armazenar os jogos na biblioteca local para sócios).."
Neste caso acho uma vantagen armazenar as partidas automaticamente no seu PC em vez de ter que enviar email, receber o email e depois salvar de qualquer forma..., não entendi a desvantagem.. para mim é uma vantagem ter meu jogo salvo direto no PC.

"Recomendo esse servidor pelo preço e para quem gosta de xadrez puro e servidores simples."
Faço dessas as minhas palavras, acrescentando que o IXC, de todos os servidores que tem por ai, é o unico que investe parte de sua receita (que é pouca)
para patrocinar e apoiar torneios, eventos, professores de xadrez e jovens promessas no Xadrez Brasileiro.

Como diz lá no site: Apóie o IXC e assim estará apoiando o Xadrez Nacional. Este é o grande diferencial por isso sou Fã do IXC.

[]'s

Leandro de Oliveira disse...

Olá Fã do IXC,

Obrigado pelos seus comentários. Eles complementam o assunto e abre caminho para comentários de nossos leitores.
Devo dizer que algumas coisas mudaram desde esta publicação, como por exemplo a melhor funcionalidade do "chat" e com relação aos anúncios, que não são mais visualizada na versão 2.8 nas áreas exclusivas aos sócios. Isso não me incomodava porque entendo que o servidor precisa de recursos financeiros, mas como algumas pessoas não gostam achei que deveria ser parte da minha apreciação.
Em relação as formas de pagamento, apenas reportei o que aconteceu comigo. Se você é residente no exterior existem diversos problemas para o pagamento da anuidade.
Comigo, o pessoal do pague seguro (da UOL) fez um péssimo trabalho dizendo que o serviço era exclusivo para brasileiros e que não existia a possibilidade de pagamento com cartão de crédito internacional. Fora não contamos com agências lotéricas daí ou outras formas de acesso simplificado. Não quero me extender no assunto por acredito que isso não é um problema para grande parte do público que faz uso do servidor. No entanto, para mim foi um grande desgastante que me fez adiar por diversos meses a assinatura; eu sempre desistia nessa parte do processo. Somente insisti
porque queria dar meu apoio às iniciativas nacionais, no entanto só renovarei se estiver vivendo no Brasil. Isso seria facilmente resolvido com serviços como Paypal ou outros que aceitassem cartões internacionais.

Eu adoro o recurso de receber a partida por e-mail e sei que não é complicada a implementação. Além de funcionar com vários computadores, salvando localmente em cada um deles ou compartilhando uma pasta na "nuvem", ainda me permite acessar a partida de qualquer lugar através da minha conta de e-mail. Sendo assim só soma um recurso e não prejudica o que já existe em funcionamento.

No futuro, eu queria ver o IXC mais aberto, com desenvolvimento público da interface ou com documentação para desenvolvimento independente e mais interação dos usuários para a inserção de problemas de tática, meio-jogo ou treino de aberturas, possibilidade de jogar variantes, permitir o acesso de "bots" e diversos outros recursos. Quem sabe um dia?

De momento fica aqui o meu abraço e meu obrigado mais uma vez pelo comentário.

Meus cumprimentos

Leandro de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.