quinta-feira, 21 de maio de 2009

Rybka campeão outra vez

O Rybka foi o vencedor do 17o. Campeonato mundial de computadores. Mesmo com hardware um pouco (mas não muito) inferior em relação à um competidor, o programa demonstrou superioridade. A engine que disputou o torneio foi a da fase de desenvolvimento, que passa por atualizações constantes por Vasik Rajlich.
Não quero tirar o mérito do Rybka, do qual acredito ser o melhor engine de xadrez da atualidade seguido pelo Fritz, porém na minha opinião pessoal esse tipo de evento seria muito mais interessante se todos os programas fossem obrigados a utilizar o mesmo hardware (especialmente se fosse uma máquina média como a maioria dos usuários do Rybka usam em casa para estudo, ou você estuda com um cluster? ;) ). Ausência de livro de aberturas ou partidas do estilo Fischer 960 (do qual acredito que algumas aconteceram) também me fazem aumentar o interesse nesse tipo de competição.

Para aqueles interessados em mais informações, a Susan Polgar escreveu um ótimo review (em inglês) que pode ser acessado através de http://susanpolgar.blogspot.com/2009/05/rybka-report.html

Nenhum comentário: