quinta-feira, 19 de março de 2009

Decaf - O mais completo cliente para FICS para usuários não-windows atualmente disponível no mercado

Hoje gostaria de fazer sobre o cliente Decaf para jogos no FICS.
O programa é escrito em Java e portanto roda em qualquer computador com a máquina virtual Java da Sun instalada. O que mais me agrada nesse software é a possibilidade de jogar todas as variantes possíveis no FICS. Isso indiretamente coloca o FICS como um melhor servidor, se comparado ao ICC, por exemplo, para quem joga em um Mac novo (10.4 ou 10.5 na arquitetura Intel) ou linux, uma vez que o cliente Jin (que aceita conexões para o ICC) não aceitam ainda as variantes crazyhouse e bughouse.
Claro que tudo não é perfeito e falta muito a fazer, como criar janelas separadas para melhor comunicação através dos canais, um bom trabalho para deixar a interface mais agradável e colocação de alguns menus para automatizar alguns processos como o de buscar por um oponente utilizando as variantes. A ausência desses recursos obriga o usuário a conhecer mais sobre os comandos para interagir com o servidor.

Uma notícia infeliz diz respeito ao desenvolvimento do programa que está parado desde o ano anterior. Isso acontece também com o Jin. Minha esperança é que os programadores que tem um tempinho livre colaborem com o desenvolvimento desses programas. Com certeza, receberão muitas visitas em seus sites, o que pode virar uma graninha atráves do Google Adsense. Espero que esse seja um incentivo razoável :) .

Nenhum comentário: