quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Chess with friends no iPhone

O blog macmagazine, que discute sobre diversas tecnologias relacionadas principalmente com o mundo Apple e assuntos próximos, liberou a notícia de um novo game multiplayer de xadrez. Produzida pela Newtoy, "chess with friends" promete muita coisa como; um servidor onde se pode escolher adversários aleatórios ou amigos e para o futuro, o desejo de mestres virtuais e chat integrado.
Eu como bom entusiasta do esporte, espero que a idéia ganhe o aceite popular, uma vez que isso ajuda a divulgar bem o esporte e para quem tem acesso, sempre é bom ter um servidor extra algumas partidas.
Porém, eu acredito que seria mais interessante vender um software para um servidor que já conta com um número razoável de jogadores cadastrados, afinal, o que faz o servidor ser bom é a rapidez para se conseguir iniciar uma partida, ou seja, um grande número de jogadores disponíveis para aceitar o seu desafio. Acredito que, se eu tivesse um iPhone, não me importaria em pagar 5 dólares por um programa tão bem desenvolvido quanto o Babaschess ou Dasher para Windows para o meu dispositívo móvel. Isso, com certeza diminuiria também diversas preocupações e gastos dos desenvolvedores, sobrando mais tempo para uma interface mais completa.
Um outro exemplo de servidor mal sucedido na minha opinião é o do ChessMaster. O jogo é bem tradicional, com diversos recurso e bem completo (talvez não tão forte, mas suficiente para os propósitos de muitos), porém, com pouquíssimas pessoas conectadas para jogos em tempo real, tornando quase impossível um jogo on-line com um desconhecido.

Apenas como informação complementar, o "Chess with Friends" está a venda na iTunes (nada de freeware).


Nenhum comentário: