sábado, 23 de agosto de 2008

Servidor idêntico ao ICC?

Acredito que já comentei sobre a qualidade dos vídeos do site JaqueMate.org, porém nunca tive a oportunidade de me conectar no servidor e avaliar os serviços porque somente a versão do BlitzIn deles funciona (tentei outros clientes como Jin e Decaf utilizando as configurações fornecidas na ajuda do site, porém não funcionou. A conexão direta via telnet funcionou ;) ).

Hoje, com a disponibilidade de um computador com windows consegui avaliar o servidor. Totalmente idêntico ao ICC (Internet Chess Club); comandos, variáveis, etc. Somente o número de jogadores que não é tão grande e nem tem tantas novidades como o Chess.fm, porém para o propósito do site o serviço é de primeira e só merece elogios.

Recomendo esse servidor também caso você esteja pensando em usar a semana de teste no ICC. Neste caso, vale a pena se cadastrar no JaqueMate primeiramente, se familiarizar com o ambiente e assim será possível tirar o máximo de proveito do ICC.
O que pode ser uma limitação para alguns usuários é que todo o serviço, interface (no qual não funcionou alterações) e conversas no chat estão em Espanhol.

Eu não poderia deixar de citar aqui também um servidor montado no Brasil , totalmente em português, e que aparentemente tem todas as funções e serviços disponíveis (baseado no ChessD, mesmo do FICS - Free Internet Chess) e somente não está funcionando devido a falta de usuários. Não conheço a história desse servidor, porém acredito ser um disperdício deixar esse material as moscas. Para os amigos que quiserem se cadastram e agendar horários com amigos, acredito que vale a pena. Centro de excelência de xadrez.

As sugestões JaqueMate, FICS e Centro de excelência de xadrez são gratuítos. ChessD é um programa livre com código.

Nenhum comentário: